Letra em Cena on-line: Como ler Carolina de Jesus - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Letra em Cena on-line: Como ler Carolina de Jesus

25 outubro as 20:00 22:00

Livre

Conceição Evaristo

No mês de outubro, a sessão do “Letra em Cena. Como ler…” será dedicada à obra de Carolina Maria de Jesus (1914 -1977), sob o olhar da escritora e linguista Conceição Evaristo. O bate-papo, on-line, entre José Eduardo Gonçalves, jornalista e curador do programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, e a linguista será no dia 25/10 (segunda-feira), às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube. A leitura de textos de Carolina será feita pelo poeta Ricardo Aleixo.

Carolina de Jesus morou na favela do Canindé, em São Paulo, e trabalhou como catadora de papel. Ela ganhou projeção nacional, quando seu diário foi descoberto e publicado, em 1960, com a ajuda do jornalista Audálio Dantas (1929 – 2018). Com título “Quarto de Despejo”, o livro foi traduzido para 14 línguas. Tal publicação se tornou uma espécie de manifesto coletivo no anos 1960 mesmo sendo uma escrita pessoal. Para alguns estudiosos, “Quarto de despejo” é um documento que possui grande valor sociológico, porque expõe as condições miseráveis de uma população segregada nas grandes cidades e por ter sido escrito por alguém que vive essa marginalização.

É importante ressaltar que quando “Quarto de Despejo” foi publicado, em 1960, estavam se erguendo movimentos sociais no Brasil, oriundos das manifestações contra a segregação racial nos Estados Unidos e da luta dos países africanos pela independência. A obra de Carolina de Jesus para os especialistas deve ser compreendida como parte da história do Brasil e deve ser sempre lida.

Serviço
Letra em Cena on-line.
Dia 25 de outubro, segunda-feira, às 20h.
Transmissão: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube https://www.youtube.com/minastcoficial

Anúncios